L'Academia do Palazzo Ricci foi inaugurada em 2001, ao final do restauro em um palácio renascentista no antigo burgo de Montepulciano, onde está abrigada e do qual recebe o nome. A ideia de criar uma Academia Europeia de Música na "campagna" toscana tinha um certo risco. Agora, passados 10 anos, é hora de balanço.
O projeto partiu de um acordo entre a prefeitura de Montepulciano e a Hochschule für Musik de Colônia – o maior conservatório de música da Europa - e também graças ao generoso apoio de patrocinadores privados e da Associação 'Palazzo Ricci'. No início, a Academia oferecia 8 masterclasses, que hoje cresceram para 28, junto a vários laboratórios, frequentados por numerosos jovens músicos de talento, provenientes de todo o mundo. Além disso, a academia organiza todo ano uma temporada de concertos na histórica cidade toscana. Cada vez mais, o nível artístico da Academia de Música de Montepulciano vem sendo estimado em todo o mundo e tornou-se um dos lugares mais habilitados para o aperfeiçoamento no estudo da música.
O filme conta a história da academia apresentando algumas masterclasses, por exemplo o famoso quarteto Alban Berg (Günter Pichler), a violinista americana Ida Bieler ou do pianista italiano Andrea Lucchesini. O filme mostra um concerto do pianista Lars Vogt realizado na ocasião do décimo aniversário, e um concerto sinfônico da Orchestra della Toscana com o solista Paul van Zelm (trompa).
Estudantes de todo o mundo, com seus professores, contam suas experiências e impressões da Academia. O fundador, prof. Werner Lohmann, a cantora Edda Moser, o diretor da ópera de Dresden, prof. Gerd Uecker retraçam a história da Academia.
ITALIA, 60', HD, cor
Produção: Brintrup Filmproduktion/ LICHTSPIEL ENTERTAINMENT / WDR